sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Concerto em Sobral

(Leandro Carvalho) Aqui estamos nós em Sobral! O segundo roteiro dos “Concertos pelo Brasil” começou muito bem com um concerto especial no Teatro São João. Juntamente com o Teatro José de Alencar (onde tocaremos amanhã), em Fortaleza, e o Teatro da Ribeira de Icós, o Teatro São João forma a tríade dos ‘teatros-monumentos’ do Ceará. É o segundo mais antigo do Estado - sua pedra fundamental foi lançada em 1875 e inaugurado em 1880. O Teatro é muito bonito, aconchegante e apresenta (para o público) uma boa acústica. O público sobralense recebeu a Orquestra com muito carinho, entusiasmo e grande interesse pelo repertório apresentado. Conversei com muitas pessoas depois do concerto e muitas delas nunca assistiram um concerto. Outras vieram de outros municípios da região, como foi o caso de Josué Lima, que veio de Jijoca de Jericoacoara (lá mesmo onde está a praia famosa) com familiares e alunos para assistir o concerto. Josué é maestro, formado pela Unesp (SP), e mudou-se para Jijoca para empreender um projeto social que tem a música como ponta de lança, Montou uma pequena orquestra com os alunos e hoje luta pela continuidade do projeto, na expectativa por melhorias vindas da nova administração municipal.

Sobral tem uma tradição forte também na área do ensino de música. A primeira escola foi aberta em 1813 por Eugênio José da Silva. Muitos altos e baixos nos últimos tempos até que em 2003 o então prefeito e atual governador do Estado Cid Gomes reinaugurou a escola. Hoje ela funciona normalmente e tem centenas de alunos. Sempre faltam coisas, como instrumentos e equipamentos, mas está lá. Quando vemos que a maioria das capitais e municípios de médio e grande porte tem suas escolas públicas de música, fico sem palavras ao lembrar que Cuiabá não tem a sua. Hoje, se vc for de baixa renda e tiver talento para música terá que procurar o Projeto Ciranda, a Flauta Mágica e outros projetos desta natureza para aprender um instrumento musical … Ainda é pouco diante da enorme demanda. O povo de Mato Grosso merece sua escola pública de música.

A Votorantim Sobral deu um apoio importante para a realização deste concerto. Em nome da Rosana Fernandes do Comitê de Reponsabilidade Social da Votorantim Cimentos, agradecemos a unidade de Sobral e todas as pessoas que trabalharam para que a noite fosse inesquecível. A Orquestra do Estado de Mato Grosso agradece a todos. Obrigado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-los pelo belíssimo concerto realizado na cidade de Sobral. O repertório, repleto de músicas de muito bom gosto, agradou a todos os presentes. Parabéns pelo trabalho de vcs!! Desejo que tenham sempre muito sucesso, pois talento, vocês têm de sobra.

Um abraço a todos

Aline Stoffels
alinestoffels@yahoo.com.br
Rua Adalgisa Sá nº 308
Sobral - CE