segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Concertos no Recôncavo Baiano - São Félix

Concertos no Recôncavo Baiano - São Félix

(Leandro Carvalho) Fizemos 3 concertos em cidades do Recôncavo Baiano, distantes aproximadamente 100 km de Salvador, a beira do Rio Paraguaçu: São Félix, Cachoeira e Maragogipe. Todos aconteceram em lugares especiais e mobilizaram a região.

O primeiro aconteceu em São Félix no Centro Cultural Dannemann, um belíssimo prédio onde está instalada também a fábrica de charutos da mesma marca. A primeira fábrica da Dannemann foi fundada na Bahia em 1873 e foi a primeira fábrica brasileira a exportar seus charutos. Hoje a Dannemann é uma das marcas brasileiras mais conhecidas e distribuídas no mundo.

Eles tem a melhor matéria-prima produzida no Brasil e contam com mais de 1.500 funcionários, só na Bahia, treinados e qualificados, beneficiando mais de seiscentas famílias de agricultores. Recentemente, o charuto tipo Corona foi premiado com o troféu melhor charuto brasileiro pelo European Cult Cigar Journal.

Voltando ao concerto, fomos recebidos muito bem no Centro por seu Diretor Pedro Archanjo. A Orquestra ficou instalada num local muito interessante, como um jardim de inverno, a céu aberto, cercado por bancos onde as pessoas sentaram-se para assistir o concerto. No final do concerto, fomos saudados pelo Hans Joseph Maria Leusen, presidente do Centro Cultural Dannemann e Consul Honorário da Holanda na Bahia. No dia seguinte, voltei para conhecer a fábrica de charutos em funcionamento re-encontrei-o, desta vez trabalhando como executivo da empresa. Ele me recebeu muito bem, me levou para conhecer a fábrica e me presenteou com uma caixa de robustos. Sentamos para tomar um café e ele me contou um pouco da sua vida. Chegou no Brasil nos 1940 e foi, coincidentemente, para Mato Grosso! Imaginem o que não era o interior de MT naquela época. Muita coisa aconteceu até ele instalar-se na Bahia e ser reconhecido como personalidade do ano na cultura da Bahia em 2006.

Muitos funcionários da Votorantim estavam presentes e conversaram conosco depois do concerto. O apoio da unidade local da empresa foi muito importante para o sucesso do concerto na cidade.

Fotos dos Concertos da Orquestra no Recôncavo

Maragogipe - BA



Cachoeira - BA



São Felix - BA - Centro Cultural Danneman




São Felix - BA - Centro Cultural Dannemann




2 comentários:

Vonaldo Mota disse...

Surpreendente, sublime, brilhante a apresentação da Orquestra do Estado do Mato Grosso em São Félix, Bahia, dia 29 de outubro.

Vonaldo Mota
vonowdo@hotmail.com
Rua dr. vacarezza, 49
Cachoeira - BA

Elia Matos disse...

Vocês são ótimos. Sou apaixonada pela música mas nunca aprendi a tocar um instrumento, por isso estou apostando no meu filho que tem 10 anos e já toca trompa e flauta. Agora está iniciando a lições de Barito. Fiquei encantada. Beijos a todos.

Elia Matos
eliasf_76@hotmail.com
Rua Alexandrino Pedro da Silva,05
São Félix - BA
telefone: (75)88274026