segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Orquestra faz concerto histórico na Feira do Porto em Cuiabá - MT


O que tomates têm a ver com violinos, além da cor avermelhada? E em que se assemelham as matrinchãs frescas da Feira do Porto com o bicentenário violoncelo do instrumentista David Gardner? Convencionalmente, peixes frescos, frutas e legumes expostos na feira parecem pertencer a um universo diferente da música e dos instrumentos clássicos de uma orquestra. Entretanto, para a nada convencional Orquestra do Estado de Mato Grosso, fazer um concerto em plena Feira do Porto, por entre barraquinhas de ervas e balcões de carne é mais uma atitude musical de vanguarda. A façanha acontece neste sábado, às 9 horas da manhã, no centro da Feira do Porto, no bairro portuário.


Esta apresentação é a segunda da turnê "Concertos pelo Brasil", em comemoração aos 90 anos do Grupo Votorantim. A viagem que começou pela cidade de Nobres, norte mato-grossense, termina no dia primeiro de novembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador, na Bahia. Até lá serão 15 apresentações em sete estados do centro-oeste e nordeste brasileiro, além do Distrito Federal. Os concertos acontecem em Mato Grosso, Goiás, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Bahia. De Cuiabá a Orquestra segue viagem para Brasília, Niquelândia, Sobradinho, Sobral, Fortaleza, Aracaju, Laranjeiras, João Pessoa, Recife, São Félix, Cachoeira, Maragogipe e Salvador.


Entre os meses de agosto e novembro, a Orquestra apresentará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros, fazendo exibições em espaços públicos, praças, igrejas, feiras, associações e centros culturais, aceitando mais uma vez o desafio de popularizar o erudito, formar novas platéias e levar boa música aos lugares mais díspares do Brasil. É importante lembrar que todas as apresentações da Orquestra na turnê "Concertos pelo Brasil" serão gratuitas, seguindo a lógica da democratização cultura em nosso país.


Esta é a segunda grande turnê que a Orquestra do Estado de Mato Grosso participa em 2008. Nunca uma orquestra fez tantas apresentações em tantos lugares diferentes, num espaço de tempo tão curto.


As turnês marcam um ano importante para a Orquestra, que em 2008 deverá realizar mais de 150 concertos, sendo que 95 deles fora do estado. "No Sonora Brasil, última turnê que a Orquestra realizou, a média foi de 650 pessoas por concerto. Isso corresponde a aproximadamente 50 mil pessoas de todas as regiões brasileiras, atentas à música produzida pela nossa Orquestra.


É importante frisar que as últimas 80 apresentações foram feitas em lugares fechados, em teatros, auditórios... As exibições do 'Concertos pelo Brasil' serão em locais abertos, o que implica em mais gente assistindo a Orquestra do Estado de Mato Grosso", detalha o Maestro Leandro Carvalho e finaliza: "Por onde passamos, o público nos recebeu com carinho e admiração. As pessoas não esperam que Mato Grosso tenha uma Orquestra de tão alto nível técnico e artístico. Sinto que estamos contribuindo para a construção de uma imagem mais positiva de nosso Estado no imaginário dos brasileiros".


A série "Concertos pelo Brasil"


Desde o mês de março o projeto "Concertos pelo Brasil" tem levado atrações nacionais e internacionais de renome para cidades do interior do País. Para comemorar o nonagésimo aniversário do Grupo Votorantim, até o final do ano, 90 apresentações gratuitas serão realizadas por grupos internacionais e nacionais como Salzburg Chamber Orchestra da Áustria, Russian Virtuose of Europe, Camerata Fukuda, Orquestra Bachiana Jovem, Orquestra do Estado do Mato Grosso, Quinteto Villa Lobos, entre outros. Os concertos acontecerão em espaços públicos de 43 municípios de 12 Estados do País e devem beneficiar um público de mais de 35 mil pessoas ao longo de todo o ano.


A iniciativa faz parte do Programa de Democratização Cultural, coordenado pelo Instituto Votorantim, que visa contribuir com ações que aproximem a população da cultura, seja por meio de projetos de exibição, circulação, prática cultural e até formação artística. "No momento em que o Grupo Votorantim comemora seus 90 anos, a proposta do 'Concertos pelo Brasil' é facilitar, em grande escala, o acesso da população do interior do país à música erudita e instrumental de qualidade", diz Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento sociocultural do Instituto Votorantim.


Realização


A Temporada 2008 da Orquestra do Estado é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Votorantim, Bimetal, Nortox e Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura, e apoiadores as empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Editora Tanta Tinta, Soul Propaganda e Sesc Mato Grosso.


Outras informações


Orquestra do Estado de Mato Grosso

(65) 3027-1821

e-mail: protasios.orquestramt@gmail.com

e-mail2: orquestra@orquestra.mt.gov.br

Informe Publicitário do Governo do Estado de Mato Grosso exibido no intervalo do Fantástico na Rede Globo.

Nenhum comentário: